#FalaSerioRafael!

Anúncios

15 respostas em “#FalaSerioRafael!

  1. só uma dúvida, se os professores convocarem uma nova assembleia para, sei lá, terça-feira (21/08) e votarem o retorno à greve.
    como fica?
    a greve retorna três dias depois de haver terminado?
    pode isso?

    • A assembleia da última sexta-feira violou o Regimento da ADUnB. Não tem valor.

      Diz o artigo 16 do Capítulo III, do Regimento da ADUnB:

      Art. 16 – A Assembléia Geral deverá ser convocada com pelo menos, quarenta e oito horas de antecedência, com divulgação ampla da pauta proposta em todas unidades da UnB.

      A convocatória para essa assembleia foi emitida pelo “mailer” da ADUnB na véspera (quinta-feira, 16/08/2012, às 16:31), como será facilmente comprovado. Continha esses três pontos de pauta: 1. Informes. 2. Adiamento da Consulta para Reitor. 3. Encaminhamentos. Como se vê, violou o artigo 16, supra citado, de duas maneiras:

      1. Foi convocada com menos de 24 horas.
      2. À sua pauta, com a inclusão do ítem sobre o fim da greve, não foi dada “divulgação ampla” com 48 horas de antecedência.

      • Além disso era uma assembléia extraordinária com pauta única para discutir o prazo da eleição para reitor! Para discutir a greve tinham tinham agendado uma assembléia ordinária para a terça seguinte dia 21.8 com a pauta da greve, que agora foi cancelada. Sair da greve sem ampla divulgação para a comunidade docente e sem a necessária discussão foi um golpe que rompeu toda a ética da política sindical. Essa é a forma como a nossa atual diretoria trata um assunto sério como a greve nacional dos docentes!!

  2. Marco Antonio Jeronimo – estudante do curso de Filosofia, matrícula 10/0113991

    À GUISA DE ESCLARECIMENTO: SOBRE O INÍCIO DA GREVE [ERRO GRAVE]

    CONSIDERO UM GRAVE ERRO A DECISÃO DOCENTE QUE DETERMINOU O INÍCIO DA GREVE FALTANDO, APROXIMADAMENTE, UM MÊS PARA TERMINAR O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012; ISSO DEMONSTROU, A MEU SENTIR, AUSÊNCIA DE MATURIDADE DA E NA CATEGORIA DOCENTE, E MESMO DESRESPEITO PARA COM OS ESTUDANTES;

    A CATEGORIA DOCENTE QUIS SE INTERPOR DE FORMA TRUCULENTA, INGÊNUA E REITERADAMENTE INFANTIL AO QUERER PUBLICIDADE E IMPACTO PARA A GREVE ÀS CUSTAS DO PREJUÍZO DO SEMESTRE PARA A VIDA ESTUDANTIL;

    O MOVIMENTO DOCENTE DE GREVE PODERIA, SEM QUALQUER PREJUÍZO PARA A PRÓPRIA CATEGORIA DOCENTE, TER COMEÇADO DURANTE AS FÉRIAS ESTUDANTIS, OU SEJA, APÓS O ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2012, E, AÍ SIM, SE FOSSE O CASO, O SEGUNDO SEMESTRE NÃO COMEÇARIA, COM A DEVIDA LEGITIMIDADE, EM FUNÇÃO DA DEFLAGRAÇÃO DA GREVE;

    MAIS UMA VEZ, NENHUM PREJUÍZO PARA AS REIVINDICAÇÕES DOCENTES ESTE ATO DE MATURIDADE E RESPEITO PARA COM OS ESTUDANTES CAUSARIA;

    MAS NÃO: PREFERIRAM PREJUDICAR, COM VONTADE DIRIGIDA, O FINAL DO SEMESTRE DOS ESTUDANTES… ISSO DEPÕE CONTRA A CATEGORIA DOCENTE, CONTRA A SUA PRETENSA SAPIÊNCIA E MATURIDADE, ANTES MESMO DE PREJUDICAR OS ESTUDANTES;

    .
    .
    .

    DITO ISTO, O MÉRITO DAS REIVINDAÇÕES DOCENTES SÃO, ESTAS SIM, LEGÍTIMAS, MAS NÃO AUTORIZAM, NEM OBRIGAM A ATOS DE MANIFESTA IMATURIDADE E DESRESPEITO PARA COM QUEM QUER QUE SEJA, ESPECIALMENTE PARA COM OS ESTUDANTES; QUE ISSO SEJA LEMBRADO PARA OS PRÓXIMOS EVENTOS…

    .
    .
    .

    DITO ISTO, UMA VEZ INSTALADO O MOVIMENTO GREVISTA, AINDA QUE EM MOMENTO INADEQUADO [PODERIAM E DEVERIAM ESPERAR O FINAL DO SEMESTRE LETIVO], AS REIVINDICAÇÕES, ESPECIALMENTE O PLANO DE CARREIRA, DEVE SURGIR, PELO MENOS NO HORIZONTE, SOB PENA DE RESTAREM RUÍNAS DESTE MOVIMENTO GREVISTA PARA O FUTURO QUANTO A ESTE ESPECÍFICO PONTO, O QUE É SEMENTE DE UMA NOVA GREVE;

    É POR ESSE MOTIVO QUE DEFENDO QUE A GREVE VÁ ATÉ ATINGIR O SEU OBJETIVO, LEGÍTIMO E JUSTO, E QUE NÃO HAJA SABOTAGEM DOCENTE DE E PARA O FIM DE GREVE SEM QUE HAJA UM MÍNIMO DE HARMONIA QUANTO AO ENTENDIMENTO DO ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES; NESTE SENTIDO, SABOTAR A GREVE AGORA, PARA FORÇAR O FIM DESTA EM CONDIÇÕES MANIFESTAMENTE ESDRÚXULAS E POLITICAMENTE RIDÍCULAS, É VOTAR-SE DECIDIDAMENTE PECHA DA IDIOTIA;

    MATURIDADE NÃO É DADA, NECESSARIAMENTE, POR IDADE, NEM POR CARGO OCUPADO.

    E TENHO DITO.

    ERA.

    • Sou formado em Filosofia pela Universidade de Brasília, matrícula 06/87383, atualmente cursando o Mestrado em Filosofia Antiga, e aviso ao colega, primeiramente, que é uma questão básica de etiqueta de internet não escrever apenas em caixa alta.

      A ideia de uma greve sem danos vai contra o propósito da mesma. Uma greve sempre procura mostrar a falta que faz a presença da classe grevista como força de trabalho, deixando em funcionamento apenas o mínimo necessário para emergências – em serviços vitais, como Segurança e Saúde.

      É obvio que aproveitaram o momento para reiterar algo que é JUSTO: o aumento do salário dos Docentes e dos Servidores Técnico-Administrativos. Ambas as classes possuem salários congelados há aproximadamente uma década, e, no caso dos Docentes, INCOMPATÍVEL com a formação exigida. Compare o salário inicial de um Docente das IFES, que possui, no mínimo, Doutorado em Andamento em uma área específica, com o de qualquer outro concurso que exija apenas Ensino Superior em qualquer área.

      Enfim, o momento foi oportuno, e a greve deve se estender até que um acordo razoável seja estabelecido, e não encerrada em um golpe à democracia. Como podemos cobrar algo do Governo se internamente não conseguimos nos posicionar politicamente a ponto de evitar que o poder de um sindicato fique nas mãos de um sujeito oportunista, no mal sentido do termo?

      Outro conselho ao jovem colega: “Tenho dito” só é dito por idiotas que acreditam saber a verdade sobre algo e não estão dispostos ao diálogo. Espero que não seja o seu caso.

      • “Ambas as classes possuem salários congelados há aproximadamente uma década,…”: não é verdade. Os professores tiveram aumento de 4% há pouco tempo; anteriormente, em 2010.

  3. Pô Rodrigo, não sabe brincar, não desce para o play! Vocês armaram uma Assembléia extraordinária para dar um golpe na eleição para Reitor. Fizeram a convocação para se debater um assunto sério como o adiamento da eleição menos de 24 horas antes da assembléia, sem ampla divulgação da questão e agora vêm com essa estória de golpe! Tenham um mínimo de vergonha na cara, só o mínimo mesmo, sei que pedir mais do que isso seria pedir muito.

    • Eles agendam uma assembléia com menos de 24 horas, para uma tarde esvaziada de sexta-feira, e para tratar do adiamento das eleições para Reitor. Usam como argumento que o campus está esvaziado, mas usam do mesmo artifício para dar o bote e adiar as eleições!
      Podemos então dizer o seguinte: tentaram dar um golpe e tomaram um contra-golpe!

    • Tenha alguma ideia do que está falando antes de escrever.
      Não há problema algum com a pauta proposta – de adiar as eleições para Reitor diante dos fatos. Há problema sim em votar o fim da greve sem que uma assembleia com este fim tenha sido convocada.

  4. Parabéns à luta dos professores, alunos e técnicos da UNB !!! O Jornal Hoje (Globo) acabou de avisar que a UFSC e a UFRGS também não retornaram às aulas hoje – a luta é forte !!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s