MAB Presta Solidariedade à Greve dos Professores da UFFS

Publicado em sex, 06/07/2012 – 11:13
Os docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão em greve desde o dia 25 de junho.  Após assembleia geral, os professores desta universidade tomaram a decisão de aderir à greve nacional dos professores universitários. As principais reivindicações são melhoria nas condições do trabalho, investimento de 10% do PIB para a educação e plano de reestruturação da carreira.

A educação no Brasil continua com sérios problemas de falta de estrutura, pouco investimento, ênfase em cursos técnicos que não formam pessoas com visão critica da sociedade, nem com capacidade de propor soluções para os problemas sociais. Enquanto isso, grande parte do orçamento da União está destinado para salvar os bancos e financiar grandes empresas multinacionais.

O MAB acredita que a educação pública e gratuita é um direito de todos e dever do Estado brasileiro. Educação não é mercadoria e precisa ser expandida, garantindo qualidade e quantidade.

Internamente na UFFS, os professores reivindicam uma gestão democrática da Universidade, com garantia de que as decisões sejam tomadas pelos órgãos deliberativos. O plano de expansão dos campi, bem como dos cursos, deve ser construído junto com toda a comunidade acadêmica e com a sociedade e organizações que lutaram para conquistá-la.

O Movimento dos Atingidos por Barragens presta solidariedade aos professores em greve e acredita que a forma de obter conquistas é através da luta e da organização. A Universidade Federal da Fronteira Sul é fruto de um longo processo organizativo e de luta de diversos movimentos e organizações sociais. Deve ser construída como uma Universidade de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, construtora de conhecimento e capaz de ajudar a propor melhorias das condições de vida dos trabalhadores.

Erexim, 03 de julho de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s